sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Para o Catequista da Pré Catequese


Os encontros que você irá encontrar nesta apostila são apenas sugestões que poderão ser enriquecidas com sua criatividade.
         Cada encontro foi pensado para crianças de 5 a 7 anos que nesta idade já têm uma boa reflexão, capacidade de decorar textos curtos e muita energia que poderá ser aproveitada para aprender bem as coisas.
         Para melhor passar os encontros é importante ler o texto com antecedência, prepare bem o texto bíblico que é sugerido em cada encontro e desenvolva o roteiro do encontro.
         Não se esqueça que é importante participar dos encontros de formação promovidos pela paróquia, seja para estar pronto a ensinar e partilhar o que sabe, seja para entrar em unidade e comunhão com a caminhada pastoral da sua comunidade.
        

Os encontros passo a passo

         Veja algumas dicas de como os encontros podem ser realizados com proveito. É necessário ressaltar que a pré-catequese atende a uma faixa de idade de 8 a 9 anos. Daí a dificuldade em preparar as atividades, de um modo especial aquelas de cunho doutrinário.
         Portanto, suprima tudo o que não servir e acrescente o que estiver faltando. Se é verdade que o conteúdo a ser repassado é importante, mais importante ainda é repassá-lo por amor e com amor!

1.     Preste atenção no título de cada encontro. Ele resume o conteúdo a ser estudado.
2.     no item: objetivo do encontro se apresenta a meta a ser alcançada no encontro.
3.     não esqueça de ler o texto bíblico em casa várias vezes para memorizar bem.
4.     convide com carinho as crianças para desenharem o que foi ensinado no encontro. O importante é que as crianças exprimam, pelo desenho, o que entenderam da explanação que você acabou de fazer.
5.     quando as crianças tiverem que escrever e ainda não souberem, deixe de lado ou peça que façam em casa com a ajuda dos pais ou irmãos.
6.     usar sempre nos encontros, desenhos para completar ou para colorir, por isso motiva-los a trazer lápis de cor e uma folha de papel.
7.     sempre o catequista deve usar uma dinâmica no encontro que os faça trabalhar com o corpo, pois a criança não gosta de ficar muito tempo parada, ela precisa se movimentar. Ensine algumas coisas através do movimento.
8.     as canções e orações ficam a critério do catequista. É necessário utilizar coisas mais simples e populares, porém é importante ser uma catequese bem celebrativa.

Este material está em fase de adaptação para a nossa realidade. Caso ache que deva ser mudado alguma coisa, comente com a coordenadora da catequese ou mesmo com o padre. Obrigado pelo seu trabalho.

Pe. Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário